Fitness & Health | Rubrica by Celia Gonçalves (Personal Trainer)

Mais uma novidade vos venho apresentar na nova Rubrica aqui no Blog "Fitness & Health" onde abordamos questões relacionadas com a Saúde, Fitness e Desporto em geral.

Para se juntar ao Personal Trainer David Batista que já por aqui colocou os seus posts e tem respondido ás várias questões dos leitores relacionadas com a temática, vem juntar-se á equipa da rubrica a fantástica Personal Trainer Célia Gonçalves!



E como tal, ( e como dinâmica é o seu nome do meio...lol) já começa com os posts periódicos, tendo abordado uma questão bastante pertinente...

A Hidratação!


"Finalmente chegou o Verão e com ele, o calor!

No entanto, as temperaturas elevadas aumentam o risco de desidratação, principalmente para quem pratica exercício físico. 
Ouvimos praticamente todos os dias, que se deve ingerir no mínimo 2 litros ou 10 copos de água por dia e que se deve beber água antes, durante e depois do exercício físico.

Contudo muitas pessoas não dão o devido valor a esta questão tão importante, assim sendo, passamos a esclarecer a importância de beber água.


Durante a prática de exercício físico, a temperatura corporal aumenta e consequentemente surge a produção de suor a fim de libertar calor através da evaporação para que haja um arrefecimento corporal. Devido à transpiração o corpo elimina essencialmente água e sódio.

Perante um ambiente quente e sem a hidratação adequada, o risco de desidratação aumenta, o rendimento desportivo diminui e podemos mesmo colocar a nossa saúde em risco. Em exercícios que se prolongam por mais de uma hora, a desidratação pode variar entre os 2% e 6%, dependendo do peso do individuo. Basta, por isso, perdermos 2% da hidratação durante o exercício para diminuirmos o rendimento e pôr em tensão os sistemas cardiovasculares e de regulação térmica.


Ao desidratar, não só o nosso rendimento desportivo fica prejudicado, também o metabolismo fica afetado; a digestão é mais demorada; a urina torna-se mais concentrada e podem aparecer problemas nos rins; o trânsito intestinal torna-se lento; a circulação sanguínea é comprometida. Para quem segue um programa de perda de peso, pode ver os resultados comprometidos pelo facto da água ser extremamente importante durante processo de metabolização das gorduras bem como, no processo de absorção de proteínas e sais minerais.
Depois de identificadas as causas e consequências de desidratação, é importante saber identificar os sintomas que podem surgir durante o exercício bem como que medidas preventivas podemos tomar para os evitar. Assim sendo, os principais sintomas de desidratação, durante o exercício físico são: boca seca, náuseas, dor de cabeça, cãibras e perda de equilíbrio.


De forma a retardar o aparecimento destes sintomas devemos beber pelo menos dois copos de água duas horas antes do exercício e um imediatamente antes do exercício. Durante o exercício devemos ingerir 100 a 150 ml de água a cada 20m e se o exercício se prolongar por mais de 1h, o aconselhado é bebermos bebidas desportivas ricas em glicose e electrólitos.

Depois do treino necessitamos de ingerir, no mínimo, dois terços de litro de água por cada quilo de peso perdido durante o treino.

Com isto, esperamos que tenha mais atenção à sua hidratação antes, durante e após o treino para que consiga obter um maior rendimento do mesmo e assim atingir os seus objetivos."

By Célia Gonçalves (Instrutora de Fitness)



Não se esqueçam de deixar as vossas dúvidas ou questões relacionadas com o Fitness e Saúde no Formulário deste POST! Obrigada pela vossa colaboração!

Sem comentários:

My Sweet Litlle Pie ®
Obrigada pela vossa visita e feedback...

A resposta às vossas questões serão feitas directamente nos comentários respectivos.

Com tecnologia do Blogger.