100% Nacional | Kaffa Cafés

novembro 19, 2015

Foi a convite da Kaffa que fui conhecer um pouco mais do seu processo de produção e embalamento, bem como história da marca. Uma história 100% nacional, que deve ser partilhada convosco e porque os produtos com qualidade devem ser destacados e reconhecidos.

Porque um bom café pode definitivamente mudar o nosso dia...



Este foi o pequeno almoço KAFFA que antecedeu a visita á unidade de produção.
Começámos muito bem esta nossa manhã.




 Foi pela mão da família de Oscar Telles de Noronha Galvão, Presidente da Galvão & Noronha desde 1900 que acende a paixão pelo café.   

  

Antes da inauguração do café Brasileira (no Porto, Lisboa e Coimbra) em 1905, já a família plantara e comercializara café no Brasil. Em Portugal, é em 1960 criada a fábrica para torrefação e comercialização de café: Cafa Armazéns de Café, Lda.

Desde então, todo o trabalho desenvolvido permitiu ao herdeiro e actual presidente da Galvão & Noronha – Óscar Telles de Noronha Galvão – dar seguimento ao negócio de família, garantindo o crescimento sustentado e a existência, hoje, da marca KAFFA Cafés


Atualmente, a KAFFA Cafés é um dos mais importantes players no mercado nacional e internacional de café encapsulado.

O negócio KAFFA Cafés totalmente dedicada à produção de cápsulas de café, a marca detém uma unidade fabril em Portugal (Trajouce), com uma área bruta de 6.000 m2 e 8 linhas de encapsulamento, onde produz, anualmente, mais de 350 milhões de cápsulas.

Na unidade fabril de Trajouce, a marca produz, a partir das melhores combinações de lotes de café provenientes de todo o mundo, 6 tipos de produtos:
- Cápsulas compatíveis com 5 diferentes sistemas de café encapsulado (
  1. sistema compatível com máquinas Nespresso, 
  2. sistema compatível com máquinas Delta Q, 
  3. sistema compatível com máquinas Lavazza Blue, 
  4. sistema compatível com máquinas Lavazza Point, 
  5. sistema compatível com máquinas Expresso Cap); 
  6. Cápsulas sistema KAFFA (sistema fechado e exclusivo da marca), cuja distribuição e comercialização é assegurada através de uma rede de revendedores e clientes diretos.

Com clientes em 9 países, a KAFFA Cafés reforçou, em meados de 2014, a sua presença internacional com a abertura de uma unidade fabril no Brasil (Ribeirão Preto).

O ano de viragem na KAFFA , em 2014.

O ano de 2014 é marcado por um forte investimento da marca para reforço da oferta em Portugal e consolidação da sua internacionalização.  Mais de 5 milhões de euros foram aplicados na primeira unidade fabril KAFFA Cafés fora de Portugal (no Brasil) e no reforço da capacidade produtiva na fábrica de Trajouce que passa a contar com processos totalmente integrados, controlados e automatizados de tratamento da matéria-prima e produto final (receção do café verde, torra, moagem, encapsulamento, embalamento e transporte).

O ano de 2015 tem início com a confirmação de mais um projecto internacional e o lançamento de um novo produto no mercado português. 


Em Fevereiro, a KAFFA Cafés lança o único café encapsulado compatível com todas as máquinas do sistema Q e torna-se fornecedor da rede ALDI no Reino Unido.

O projecto ALDI que incluiu o desenvolvimento de um produto criado à medida das necessidades e exigências do cliente, foi concretizado após um investimento de 200 mil euros para compra de novos equipamentos para a fábrica de Trajouce.

A marca prevê que o número de lojas a fornecer inicialmente no âmbito do projecto ALDI Reino Unido (cerca de 400), seja duplicado até ao final do ano.


Certificação confirma a inovação KAFFA empenhada na inovação e modernização a KAFFA Cafés investe anualmente cerca de 500 mil euros em análise, investigação e desenvolvimento. A equipa de investigação KAFFA , composta por 6 pessoas, desenvolve diariamente no laboratório da marca análises de controlo de qualidade e inúmeros ensaios para o desenvolvimento de novos produtos.


A nível interno, a empresa promove regularmente ações de formação dotando a equipa KAFFA de conhecimento actualizado sobre as necessidades e tendências de um mercado tão dinâmico e competitivo como o mercado do café. Dentro deste âmbito, surge ainda a colaboração regular com algumas Universidades portuguesas, nomeadamente com o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, com as quais desenvolve procedimentos, registos de análise sensorial, selecção e orientação de estágios de alunos universitários.


As melhores combinações de lotes de café do mundo e um processo de torrefacção de elevada qualidade, totalmente controlado e automatizado, vêm confirmar mais uma vez a inovação e excelência que distingue a KAFFA Cafés.

Em 2014 a KAFFA Cafés obtém duas importantes certificações que se juntam à já existente Certificação Sativa (para produção de café biológico): certificação do sistema de gestão de qualidade, com a atribuição pela APCER da ISSO 9001, e pela segurança alimentar pela IFS Food – International Food Standard.



Em 2015, e após obter duas novas certificações internacionais (BRC – British Retail Consortium, que demonstra o nível de competência da empresa em matéria de higiene, segurança alimentar e sistemas de qualidade e UTZ – certificação mundial que comprova a prática de normas que garantem a produção agrícola e o fornecimento responsáveis de café) a KAFFA torna-se no único player nacional com 5 distinções de qualidade e segurança alimentar.




Sem comentários:

My Sweet Litlle Pie ®
Obrigada pela vossa visita e feedback...

A resposta às vossas questões serão feitas directamente nos comentários respectivos.

Com tecnologia do Blogger.